BIRDING / COMEDOURO / FOTOGRAFIA / FAMÍLIA / MAMÍFEROS / NATUREZA
Localizada a menos de 100km de São Paulo, Salesópolis é um importante destino para a observação de aves – parada obrigatória para ver e fotografar uma das espécies mais raras do mundo: o bicudinho-do-brejo-paulista (Formicivora paludicola) que foi descoberto somente em 2004 e já corre sérios riscos de extinção por redução e degradação de habitat.
Nossa opção de hospedagem é o famoso Sítio Macuquinho – uma pousada familiar especializada em observação de aves, que mesmo recentemente inaugurada (2021) já é referência para a região sudeste.
Lugar de ótima hospitalidade, boa comida e muitas possibilidades de fotografia de aves.
O Lodge conta com muitas opções para facilitar a fotografia de aves: comedouros, bebedouros, casinha mata (hide), piscina (espelho d’água) e armadilha luminosa. Possui também trilhas de fácil acesso, onde podemos registrar choquinha-de-dorso-vermelho (Drymophila ochropyga), choquinha-dublê (Drymophila rubricollis), fruxu (Neopelma chrysolophum), trepador-coleira (Anabazenops fuscus), negrinho-do-mato (Amaurospiza moesta) e o espécie que dá nome ao local, o macuquinho (Eleoscytalopus indigoticus). Outro visitante do sítio é o mão-pelada (Procyon cancrivorus), que de vez em quando aproveita o comedouro durante à noite.
Além disso, o município abriga muitas outras espécies de aves, entre elas dois destaques que com muita sorte podem ser registrados lá, o chibante (Laniisoma elegans) e o patinho-de-asa-castanha (Platyrinchus leucoryphus).
As estradas nos arredores do sítio também rendem uma boa passarinhada para aumentar ainda mais a lista de espécies, e também é possível encontrar bandos de sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) – pequeno primata ameaçado de extinção.