Pindamonhangaba – SP

BIRDINGFOTOGRAFIA / MAMÍFEROS

Localizada entre 3 serras, Serra do Quebra Cangalha, Serra do Mar e Serra da Mantiqueira, com alta diversidade de ambientes que vão desde brejos e enclaves de cerrado nas partes mais baixas (600m) até as matas de encostas e alto de montanha (1300m).

A Mata Atlântica, predominante na região, é um importante refúgio para diversas espécies ameaçadas de aves, mamíferos e anfíbios.

O Parque Municipal Natural do Trabiju é um lugar de fácil acesso (15 km do centro da cidade), onde já foram registradas cerca de 280 espécies de aves na Unidade de Conservação e entorno. Entre elas a ameaçada maria-leque-do-sudeste (Onychorhynchus swainsoni), que nidifica entre setembro e novembro proporcionando lindas fotos do casal.

Por suas características geográficas, e pontos de de observação próximos, em um único dia podemos registrar muitas espécies de ambientes diferentes, como tesoura-do-brejo (Gubernetes yetapa), estalador (Corythopis delalandi), gaturamo-bandeira (Chlorophonia cyanea) surucuá-dourado (Trogon chrysochloros), olho-falso (Hemitriccus diops), beija-flor-de-bochecha-azul (Heliothryx auritus), barbudo-rajado (Malacoptila striata), curió (Sporophila angolensis), juruva (Baryphthengus ruficapillus).

Nas áreas de florestais, são registrados puma (Puma concolor), cateto (Pecari tajacu), sauá (Callicebus nigrifrons), macaco-prego (Sapajus nigritus).

Já nas áreas de Cerrado podemos encontrar o maior canídeo das Américas, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) animal discreto e arredio que normalmente é  registrado ao amanhecer ou anoitecer em alguns pontos específicos.

Pinda está há duas horas do aeroporto de Guarulhos e pode ser facilmente combinada com outros passeios próximos na região, como Campos do Jordão, Litoral Norte de São Paulo e P.N. do Itatiaia. 

 

Translate »
Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá!
Podemos ajudar?