Argentina

BIRDING / NATUREZA / FOTOGRAFIA / CULTURAL

A viagem começa com a incursão à Cordilheira dos Andes, a qual tem papel fundamental na distribuição e história biogeográfica da biodiversidade na América do Sul e, consequentemente, nas práticas culturais desenvolvidas pelas populações humanas que lá vivem. 

A viagem pelo noroeste da Argentina se realiza pelas províncias de Salta, Jujuy e Tucumán. A Rota oferece um espectro variado de locais para a observação de aves, degustação de vinhos e comida local, como as famosas “empanadas”.

Com baixo uso da terra e grandes áreas protegidas, o viajante percebe uma rápida transição de ambientes à medida que se desloca para o oeste. A alta diversidade de ambientes resulta em uma grande diversidade de espécies e paisagens que mudam radicalmente. 

A distribuição das ecorregiões é fortemente influenciada pela presença de montanhas que afetam o clima, gerando um gradiente de ecótonos conforme o Corredor Rodoviário avança. Assim, em poucos quilômetros se pode viajar através do Chaco Seco, Yungas, Campos de Altitude, Deserto de Montanhas, Puna e Altos Andes. 

A ecorregião das Yungas com suas selvas, os campos de altitude que emolduram as Yungas e o Deserto de Montanhas são destaques por seu potencial para a observação de aves. Nessa região, o relevo acidentado junto com cactos gigantes, árvores lenhosas e arbustos geram uma paisagem excêntrica com alto endemismo de espécies de aves.

Translate »
Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá!
Podemos ajudar?