BIRDING / FOTOGRAFIA / FAMÍLIA / NATUREZA / MAMÍFEROS
Na região de Miracatu e Tapiraí existem hoje algumas opções para observadores de aves. Uns mais indicado para observação de maior número de espécies e outros com foco em fotografia de aves.
Para quem gosta da facilidade de fotografias sem cansar muito, destacamos dois comedouros, excelentes para capturar boas fotos de espécies dificilmente registradas na mata.
Em Tapiraí encontra-se o Lodge Trilha dos Tucanos, local imerso em Mata Atlântica, famoso por seus comedouros repletos de sabiás, saíras, tucanos e beija-flores.
À noite os comedouros também atraem antas (Tapirus terrestris), mão-pelada (Procyon cancrivorus) e quatis (Nasua nasua).
Para Miracatu a boa é o Sítio Espinheiro Negro, lugar incrível e famoso não só pela presença de muitas especies de aves em seus comedouros e bebebouros, como também é famosa pela excelente culinária e receptividade dos proprietarios.
O Legado das Águas, consiste na maior reserva particular de Mata Atlântica do Brasil, são 31.000 hectares entre as divisas dos municípios de Miracatu, Juquiá e Tapiraí. A reserva apresenta uma ampla estrutura, com pousada e restaurantes imersos na Mata Atlântica, tornando sua estadia extremamente agradável.
São diversas trilhas que podem ser acessadas na Unidade (com destaque para Trilha do Cambuci, com mais de 1.000m de estrutura suspensa), além das dezenas de quilômetros que podem ser percorridos de carro, visitando diversos pontos distantes, variando em altitude de 0 a 800 metros do nível do mar.
Devido a sua localização privilegiada, grande área preservada (cerca de 75% em estágio avançado de regeneração) e ligação com outros grandes maciços florestais, o local apresenta uma grande riqueza de espécies de fauna e flora. São diversos registros de anta (Tapirus terrestres), onça-parda (Puma concolor), muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) e queixada (Tayassu pecari), espécies sensíveis, que são consideradas raras ou extintas em outras localidades de Mata Atlântica.
Em relação a composição da avifauna os destaques são: sabiá-pimenta (Carpornis melanocephala), choquinha-pequena (Myrmotherula minor), anambezinho (Iodopleura pipra), gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus), chibante (Laniisoma elegans), maria-pequena (Phylloscartes sylviolus), macuco (Tinamus solitarius), jaó-do-sul (Crypturellus noctivagus), tropeiro-da-serra (Lipaugus lanioides) e muito mais.